segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Manias de uma leitora...





O Facebook me contou hoje que era o dia do leitor.

Eu, como leitora voraz, venho aqui comemorar, nos intervalos entre a leitura do livro "Carcereiros", do Dráuzio Varella.

Gostaria de ter as palavras certas pra dizer o quanto a leitura significa pra mim. Parece que tudo que deveria ter sido dito, já foi... Pena que não foi por mim!

Ler é viajar... Essa é bem óbvia, não? Mas é real... A leitura me tira do cotidiano comum, me leva a lugares em que nunca chegarei, conhecendo pessoas e pensamentos novos.

A leitura também me salva... Me tira da tristeza, do tédio e até dos problemas. Não tem como ficar matutando sobre os problemas durante a leitura de um bom livro.

E por falar em livro, como leitora que sou, tenho lá minhas manias:

1- Analiso como estou me sentindo antes de escolher um livro. Quando escolho um livro que não tem a ver com o que preciso no momento, não vou adiante. Cada livro pra cada momento - esse é meu lema.

2- Quando vejo alguém com um livro, fico desesperada pra ver a capa e descobrir o que a pessoa está lendo. Se fosse menos tímida, acho que chegaria perguntando que livro é, se está gostando, etc...

3- Se alguém me fala sobre um livro (ou se leio algo na internet), morro de vontade de ler AQUELE livro no mesmo instante.

4- Se leio sobre tricô, lá vou eu querer comprar lã e agulhas. Se leio sobre algum país, vontade de sair correndo pra comprar a passagem. Livro me influencia muito!

5- Gosto de levar livro para onde quer que eu vá. Me sinto segura de que terei alguma coisa pra fazer. Nem sempre o tamanho da bolsa permite, mas...

6- Estou apaixonada pelo kindle. Minha leitura está mais rápida, levo um monte de livros ao mesmo tempo sem pesar... Sou a maior porta-voz da Amazon, mas não ganho um tostão com isso! :-)

7- Sou curiosa. Gosto de ler sobre assuntos os mais variados possíveis. Não tenho preconceitos na leitura, porém nem sempre me agrada.

8- Tenho uma certa sensação de culpa quando abandono um livro, por estar "emperrada" na leitura, mas me consolo vendo a quantidade de livros que ainda tenho pra ler. Tempo é precioso!

9- Quanto mais cansada ou estressada estou, mais mergulho nos livros. Sempre tem algum que me acalma, me faz pensar com mais otimismo... E nem precisa ser de autoajuda!

10- Adoro ver fotos de gente lendo, quadros de gente lendo, pessoas lendo no parque... É uma visão tão linda... Não existe nada de mais interessante para se olhar do que isso...

Enfim, parabéns a nós, leitores... Muita pena de quem tem todas as oportunidades para comprar os livros que quiser e não faz isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário