domingo, 20 de maio de 2012

O que aprendi com os saguis








Tenho o imenso privilégio de morar em um condomínio muito arborizado. E por vivermos nesse lugar, temos também por vizinhos alguns saguis que aparecem nas árvores e nos ensinam tanto. Foi observando-os que aprendi algumas lições e fiz reflexões, que compartilho com vocês:

1- Os saguis sempre estão juntos, em família.
A família é nossa base, aconteça o que acontecer na sua vida, é ela que vai te acolher, te ajudar. Nunca deixe que nenhum problema se torne maior do que a união que você tem. Todas as famílias têm problemas, mas somos parte da solução. Nunca esqueça isso.


2- Os saguis, quando assustados, correm logo para o topo da árvore, o mais alto que puderem.
Mantenha sempre o seu coração o mais alto possível, isso quer dizer focado em Deus. Quando estamos perto de Deus, podemos contar com Ele nas horas de perigo, de dor, de angústia... Tire o foco do seu problema. Ele parecerá muito maior do que a realidade se você ficar olhando-o de onde você está. Voe! Vá até Deus, peça ajuda, chore, converse. Com certeza tudo parece menor quando estamos lá no alto...

3- Apesar de terem medo, se você oferecer uma banana ao sagui, ele chegará, pouco a pouco, perto de você.
Você sofreu, alguém já te decepcionou, te magoou profundamente. Isso faz parte da vida, do amadurecimento. Isso não quer dizer que todas as pessoas do mundo vivem apenas para arrumar um jeito de te magoar. Aproxime-se das pessoas, veja o que de bom elas têm a te oferecer. O medo faz parte, mas deve ser vencido.   O bem ainda é maioria neste mundo. Acredite!

4- O sagui maior sempre espera o menor o alcançar pra continuarem seus pulos de árvore em árvore.
Nem todos têm as mesmas habilidades que você. Tem horas em que o passo deve ser diminuído, pra não deixar ninguém pra trás. Isso vale também para quem tem pais idosos. Eles já te deram a mão, te ensinaram a andar com toda a paciência. Também repetiram milhões de vezes as mesmas coisas até você internalizar seus ensinamentos. Agora é a sua vez! Não os deixe pra trás, tenha paciência para ouvir as mesmas histórias vezes sem conta. Eles precisam de você, então diminua seu passo, caminhe mais devagar. Olhe com mais calma a vida. Para quê mesmo você tem que correr tanto? Seja mais lento, para poder aprender mais. A vida passa muito depressa e um dia você não mais os terá ao seu lado. Valorize a bênção de ainda os ter!


5- Os saguis sempre gritam quando se sentem ameaçados. Mas não fazem nenhum som quando estão perto.
Gritos servem para alertar alguém do perigo, para chamar alguém que está longe. Gritos não devem ser usados para alguém que está ao seu lado. Já ouvi dizer que "quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz". Para ser ouvido realmente, fale suavemente e com cuidado nas suas palavras. Quando você grita, imediatamente perde sua razão. Fale mais baixo, fale menos, fale com cuidado. Regras de ouro para o bom convívio.

6- Os saguis não ficam preocupados se amanhã vai ter ou não a árvore em que eles moram, se as bananas vão acabar, se vão encontrar água pra beber no dia seguinte...
Viva um dia de cada vez. A preocupação não fará o amanhã ser melhor, apenas fará o hoje ficar muito mais difícil. Faça o melhor hoje. Amanhã pode nem existir! Não tente adivinhar que proporção seus problemas terão no dia seguinte. Tudo pode ser resolvido de uma hora para a outra. Nossos piores temores nunca acontecem! Fé em Deus, que tudo se resolve. Um dia de cada vez, como tem que ser...




Nenhum comentário:

Postar um comentário