domingo, 1 de dezembro de 2013

Livro ou Ebook - Eis a questão!

Conversando com meu primo no facebook, li a seguinte pergunta postada por ele: "O kindle tem cheiro? O kindle se pode tocar?"

Bem, nem preciso dizer que sou absolutamente fanática pelo kindle. Sempre amei livros, sim, amei cheirá-los, sentir a capa, folheá-lo...

Não nego que é uma experiência tátil, olfativa... Mas, depois que comprei meu kindle, pude ver que, apesar de não ter cheiro e nem a sensação tátil de passar os dedos pelas folhas de um livro, ainda assim tem muitos outros aspectos que me fazem optar pelo meu amado kindle:

1- Levo meus livros todos para absolutamente todos os lugares. Seja numa fila de banco, seja na sala de espera do dentista, meu kindle me permite ter à mão qualquer livro que eu quiser, naquele instante. Não preciso mais passar pela angústia de ter que escolher apenas um livro pra levar nas férias, por exemplo.

2- O kindle é muito leve, mais leve que qualquer livro médio por aí... Pode-se carregar na bolsa sem medo de piorar uma hérnia de disco, por exemplo (que eu também tenho, infelizmente...).

3- O kindle permite grifar as partes mais importantes num livro. Confesso que tinha sempre dó de grifar meu livro novinho. Achava que ia estragá-lo... Agora não, grifo à vontade e ainda é fácil de ver o que grifei, de uma só vez, através do índice de partes grifadas.

4- O kindle é bom pra natureza. Muitas árvores foram salvas dos meus "ataques furiosos" às dezenas de livros que eu leio anualmente. Dos milhares que já li na vida...

5- O kindle me leva a ler cada vez mais, porque para virar a folha, basta um toque na tela, o que faz com que seja mais rápida a leitura. Além disso, ele mostra quanto tempo falta pra você terminar o livro, baseando-se no seu tempo de leitura por página. Acho excelente! Sempre fico entusiasmada pra terminar, quando vejo que faltam apenas alguns minutos para o final... Impossível parar!

6- Você gosta de ler ouvindo música? Não tem problema, não precisa de outro aparelho à parte. Basta você carregar sua música em mp3 no seu kindle e ouvir enquanto lê. Confesso que já tentei usar isso, mas não gosto muito. Gosto mais do silêncio. Se for para aconselhar alguma música, que seja clássica...

7- "Para que comprar o kindle se o Ipad me permite fazer tantas coisas ao mesmo tempo, inclusive ler?" Escuto muito isso também. O kindle é pra ler, ponto final. Se você quer ler com conforto em qualquer situação, o kindle não tem comparação com o Ipad ou qualquer tablet existente. Se você não gosta muito de ler, o Ipad pode ser ótimo pra você. Pra mim, não é...

8- O kindle pode ser lido em situações de claridade e escuridão, tal qual um livro. No meu caso, ainda não tenho o kindle com luz interna. Por isso, ainda preciso acender a luz para lê-lo à noite, mas ele não dá reflexos da luz e nem cansa a vista.

9- Sabe aquela palavra que você não sabe o que significa, mas tenta adivinhar pelo contexto, pra não ter que parar a leitura e buscar um dicionário? Esqueça! No kindle, basta tocar a palavra com um dedo, que o significado aparece no mesmo instante!

10- Pouco espaço no apartamento? Pois é, passei por isso ao mudar-me de uma casa para um "apertamento"... Muitos livros foram doados, caixas e mais caixas... Me senti mais leve sem tantos livros me seguindo, confesso... No kindle, não tem esse problema de espaço. Já tenho mais de 1000 ebooks, que vou garimpando pela internet!

Enfim, não sou garota propaganda do kindle, mas precisava contar dessa experiência cativante que tive com o aparelho. Hoje ele faz parte da minha vida. Ahh, esqueci de dizer que a bateria dura muito! Umas duas semanas, com o aparelho sendo usado diariamente!

Hei, Amazon! Me contrata! rsrs

Um comentário:

  1. De facto tem muitas vantagens, mas continuo a adorar os livros em papel!
    Mas o importante mesmo e ler, ler sempre.

    Um beijo grande.

    Albino

    ResponderExcluir