quinta-feira, 21 de julho de 2011

Google no comando?


Li uma reportagem na Veja desta semana, que bastante me intrigou e me interessou. A mudança no cérebro das pessoas que usam a internet.

O cérebro é algo que sempre me interessou e sou uma curiosa-estudiosa sobre o assunto. Admiro muito a plasticidade dele, a forma como se adapta às diferentes situações.

Como professora, já percebi um fenômeno que tem aumentado ao longo dos anos. As crianças simplesmente não conseguem mais memorizar a tabuada! Pode-se fazer vários jogos, exercícios, usar e abusar da motivação. Basta uma semana de um feriado mais prolongado para que a memória da tabuada se perca inteira. E lá vão elas contando pelos dedos quanto é 8X7.

Voltando à reportagem, há uma explicação bastante plausível para esse problema de memorização: O google!

Ninguém mais precisa memorizar as informações. Basta uma rápida digitação e nosso amigo Google nos entrega todos os dados rapidamente, como se fosse um acessório extra para o nosso cérebro.

Isso só tende a piorar, visto que temos internet por todos os lados, inclusive no nosso celular.

Especialistas dizem que até na leitura o cérebro já não consegue mais se fixar como antigamente. Já que navegamos pela internet de um site para outro, de um link para outro, aprendendo superficialmente muitas coisas, mas não nos concentramos como a leitura exige.

Mais do que nunca, aprendi que a leitura é essencial neste mundo informatizado. Por mais que a internet seja útil, nunca vai sair de moda alguém que tenha uma ideia mais aprofundada sobre os assuntos. Force seu cérebro num bom livro e mostre a ele como ainda é capaz de aprender! Não deixe apenas o Google no comando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário