quinta-feira, 7 de junho de 2012

Julgamentos e condenações...





Todo mundo sabe que julgamentos são sempre infelizes, dizemos que é errado julgar a pessoa sem conhecê-la realmente. Mas continuamos fazendo isso, às vezes nos primeiros segundos de uma conversa.

A imprensa também nos dita se devemos condenar ou absolver uma pessoa. Quantas injustiças já não foram cometidas por esse motivo?

Digo isso porque aproveitei o feriado chuvoso para ver o filme sobre a vida do Dr. Morte. Para quem não sabe, ele foi preso diversas vezes por ajudar seus pacientes terminais a se matarem.

Não sou a favor do suicídio, mesmo que a pessoa não tenha mais expectativa de vida. Acredito em Deus e Ele sabe qual deve ser a nossa hora. Talvez por isso tenha sido fácil julgá-lo e condená-lo por suas atitudes.

Vendo esse filme, pude entender um pouco seus pensamentos e o que o levou a agir assim. Não era pelo dinheiro, pois ele passou muitas dificuldades financeiras e não cobrava para assistir ao suicídio.

Ele era ateu, o que já explica boa parte de sua decisão. Ele achava que era fazer misericórdia com as pessoas que estavam sofrendo e que não tinham nenhuma esperança de dias melhores. Negava ajudar quem ele percebia que estava apenas deprimido.

Mudei minha opinião sobre o que ele fazia? Não. Continuo tendo certeza de que Deus sabe o que devemos passar e tudo que podemos aguentar neste mundo. Somos turistas por aqui, não é nosso lugar definitivo. Como todo turista, passaremos por apuros, não entendemos a linguagem dos outros, não sabemos onde são os melhores lugares, não sabemos o que vem pela frente e se nossas escolhas foram boas. Mas, o que move aquele que tem fé é a certeza de que há um lugar melhor e definitivo: O Céu.

Aprendi a tentar não julgar mais ninguém. Tentar... É bem difícil escapar do jogo fácil de "saber tudo" apenas com esse nosso olhar. Todos agem de acordo com seus princípios, seus ideais. Mesmo que não sejam iguais aos nossos...

Quem se interessar, o título original do filme é "You don´t know Jack".

Nenhum comentário:

Postar um comentário