sábado, 29 de outubro de 2011

A morte é genética




Morrer é genético... Se você não tem ninguém na sua família que morreu, fique tranquilo, isso também não lhe acontecerá...

Parece bobagem, mas tem muita gente fugindo do assunto hoje em dia. Ah, é bom dizer que morrer não é contagioso. Você pode ter contato com pessoas que perderam alguém, não se afaste delas nesse momento delicado.

Digo isso porque tem pessoas que tem tamanho medo da morte, que se afastam dela como se contagioso fosse.

Infelizmente, sei bem o que é perder alguém próximo. Nessas situações, você não precisa de alguém que fez universidade da morte para te falar as palavras certas. Não há palavras certas, acredite! Eu já sofri muito com isso, com medo de não saber o que falar pra pessoa nesse momento. Não há o que dizer também. Um abraço, um ombro amigo quando a pessoa estiver disposta a falar algo, é tudo que é necessário...

Não faça a pessoa mudar de assunto, por favor. Se ela quer falar, deixe! Se ela quiser chorar, ofereça o lenço! Se ela quiser se afastar, fique por perto, pois ela irá precisar.

A pior coisa quando perdemos uma pessoa querida é ver outras pessoas queridas (e vivas) se afastando deliberadamente simplesmente porque a morte é tabu para elas. Por favor, morte faz parte da vida. Não dá pra deixá-la de lado como se nunca fosse acontecer.

Para quem tem dificuldade, sugiro a leitura do livro do padre Léo: "Cura dos traumas da morte".

Só quero deixar aqui um pedido, em nome de todos que hoje choram a perda de alguém: Fique por perto, ofereça seu ombro, não se canse das mesmas histórias, não se afaste. Tem vezes em que a pessoa não sabe gritar socorro, então tenha a sensibilidade de reconhecer isso nela.

E para quem está na fase do luto, sinta tudo o que tiver que sentir sem medo. Não é fácil, eu sei... Se precisar desabafar, ouça o que Seu Maior Amigo lhe diz:
"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário